terça-feira, 5 de outubro de 2010

Destaques do Paraty em Foco 2010

Há três anos, o Festival Internacional de Fotografia de Paraty já faz parte do meu calendário oficial de datas importantes, relacionadas ao universo da fotografia. E esse ano, não foi diferente! Foi mais corrido, confesso, porque eu saí do Rio no sábado de manhã e voltei no domingo, mas mesmo assim, deu pra aproveitar bastante! A 6ª edição do Festival aconteceu entre os dias 15 e 19 do mês passado, e na minha opinião, um dos destaques deste ano foi a exposição “Pele Preta”, da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat, radicada no Brasil desde 1957.

A mostra, que está em cartaz até o dia 31 de outubro na Galeria Zoom, em Paraty, apresenta 30 retratos de pessoas negras, feitos por Maureen em 1966. As imagens, além de terem uma iluminação maravilhosa, são extremamente poéticas! Fiquei encantada com a série de fotos de um menino vestido de anjo. Dava vontade de ficar horaaas admirando as imagens! Um dos retratos da série, inclusive, foi vendido no Leilão promovido pelo próprio Festival, no dia 18/09.

Outro destaque do 6º Paraty em Foco foi a Lomografia, ou seja, a fotografia produzida com réplicas das famosas “Lomo”: câmeras analógicas russas, de plástico, criadas na década de 80, durante a União Soviética. Em plena era digital, a lomografia tem ganhado cada vez mais adeptos, que se entusiasmam com o caráter experimental dessa nova e ao mesmo tempo, antiga, modalidade fotográfica. Mas esses detalhes merecem outro post, em breve!

Por hora, fiquem com algumas imagens exposição “Pele Preta”, de Maureen Bisilliat, e de outra mostra, intitulada “Consequências”, que esteve em cartaz na Tenda da Matriz, durante o Festival. Ah e é claro: as fotos da minha “lomo” e do “LomoWall” (enorme mural com fotos feitas com câmeras "lomo", montado para o 6º Paraty em Foco), também não podiam ficar de fora!!

Aproveitem!! Beijos e boa terça =)


Essa foi a foto, da exposição "Pele Preta", que mais me impressionou!
Imagem extremamente linda e poética.

Essa foto foi leiloada durante o Festival. Se eu pudesse,
teria comprado para colocar na parede da minha sala =)


Essa é a famosa fotógrada inglesa, Maureen Bisilliat, hoje com 79 anos

Detalhe da exposição "Consequências", que reuniu imagens de vários cantos
do mundo, na Tenda da Matriz, sobre as consequências geradas pelas mudanças climáticas


Eis mais algumas fotos da exposição "Consequências"



Eu e minha "lomo" =)

De novoooo!!

"Lomo Wall", montado próximo à Praça da Matriz, em Paraty

Detalhe do "Lomo Wall"

2 comentários:

  1. Tata, lindo trabalho desta fotógrafa!! Amei, quanta expressão! Que trabalho de luz e texturas!

    A sua lomo também é linda!!! Será que vc tira umas fotos minhas e do rodrigo na sua lomo??

    ;)

    beijos, ju

    ResponderExcluir
  2. Oi Julinha, é claro que eu tiro fotos de vocês com a minha lomo, será um prazer! É só me falar quando =)

    Também gosto muito do trabalho da Maureen! Ela é uma fotógrafa super talentosa!

    Bjs

    ResponderExcluir

Sponsors