sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fotógrafo resgata filmes antigos para criar imagens manchadas pelo tempo

Esse post é mais um fruto de intensa pesquisa em livrarias =) Também na semana passada, folheando a revista "Vida Simples" (do mês de junho), da Editora Abril, eu me deparei com uma nota bem interessante: durante uma viagem à Índia, no ano passado, o fotógrafo inglês Kai Murphy se deparou com cinco rolos de filme preto-e-branco (que nunca haviam sido usados desde a compra, na década de 70), numa pequena loja de eletrônica. Na mesma hora, ele teve a ideia de comprar os rolos e apostar no resultado!

Conclusão: as imagens, em sua maioria, ficaram manchadas por conta da deteriorização dos filmes e pelo uso de câmeras analógicas antigas, que muitas vezes eram escolhidas pelo fotógrafo por esse motivo. E quem vê as fotos, acredita que se tratam de imagens de gerações passadas, quando na verdade, são apenas criações oriundas de películas que sofreram com a ação do tempo e com a falta de preservação.

O que eu achei mais instigante nessa história foi o depoimento que o próprio fotógrafo inglês deixou no site dele:

"A máquina fotográfica é apenas uma caixa preta com um orifício no centro. Qualquer um pode fotografar. Mas, o mais interessante é quando você conta uma história através de uma imagem. Ao usar máquinas antigas e filmes já deteriorados pela ação do tempo - geralmente datados da década de 70; a sua fotografia vai ser uma mistura de você mesmo, da máquina e de uma reação química" - Muito bem colocado!!

Para conferir essas fotos, como as postadas abaixo, e conhecer um pouquinho mais do trabalho do fotógrafo Kai Murphy, basta acessar o site http://www.kaiatwork.com/

bjuss e bom finde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sponsors